Tribunal de Contas adere à campanha Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, em 1990, e foi se espalhando pelo mundo. Inicialmente, eram apenas alguns estados americanos que faziam movimentações isoladas sobre o tema do câncer de mama.

Depois, ao longo do evento ‘Corrida pela Cura’, organizado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, foram distribuídos laços cor-de-rosa pela causa, que passaram a ser entregues também em locais públicos. Hoje, eles são vistos como um símbolo da luta contra a doença.


No Brasil, a primeira atividade do movimento ocorreu em 2002, quando o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, na Capital paulista, também foi decorado com iluminação rosa, transmitindo a necessidade de voltar a atenção para a saúde das mulheres.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) aderiu à campanha Outubro Rosa, a exemplo de diversas instituições. A ação pretende conscientizar para a necessidade de realização de exames preventivos que possam identificar o câncer de mama.